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Você sabe o que significa a palavra “AMÉM”?

  • Foto do escritor: Mayara Silva Costa Lico
    Mayara Silva Costa Lico
  • 21 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de jul. de 2024

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A palavra “Amém” é de origem hebraica, e significa “Certamente”, “Verdadeiramente”, “Assim seja”. Expressa um assentimento pessoal, uma adesão; por exemplo, a uma oração que foi proferida.


Na tradição grega, referida por Justino, quer dizer: “possa realizar-se tudo o que o sacerdote diz em meu nome”, ou ainda “que assim seja”.

No Antigo Testamento e no judaísmo, o “Amém” revela o ápice da participação do povo de Israel, nos momentos de oração, de bênção ou maldição. O povo concordava com o que lhe era proposto. A palavra nunca era usada para confirmar o que a própria pessoa falara. Também foi empregada na liturgia do culto judaico.


No livro dos Salmos, tem-se o sentido mais pleno do “Amém” no AT, quando aparece concluindo grandes louvores (chamados doxologias), bendizendo a Deus, como nos Sl 41(40),14; 72(71),19; 89(88),53 e 106(105). No Sl 48, o “amém” tem um claro sentido litúrgico.


Jesus usava o “amém” no início de suas frases, muitas vezes. No Evangelho de João, o “amém” aparece duplicado, a modo litúrgico. No português, é traduzido por “Em verdade, em verdade” vos digo. Em inglês, por exemplo, conserva-se a tradução do original: “Amen, amen, I tell you ...”. É como se Jesus estivesse dizendo, em vez de “Amém, amém”: “Digo-vos com toda a seriedade”, “Digo-vos de uma vez para sempre”. Com esta expressão, Suas palavras assumem autoridade, obrigam o interlocutor.


No NT, o “Amém” aparece mais concluindo as doxologias em louvor a Cristo (Rm 9,5; 1Pd 4,11; Jd 25; Hb 13,21; Ap 1,7). Ou é um “sim”, indicando Jesus, o “sim” de Deus (cf. 2Cor 1,19-20). No Ap 3, 14, Cristo é chamado de Amém, por ser o testemunho fiel e verdadeiro da revelação divina.


Na liturgia da Igreja, o “Amém” expressa uma adesão consciente dos fiéis à ação sagrada e aos ritos litúrgicos, ou seja, é uma amostra de participação viva e ativa no mistério ali celebrado. Não é uma mera formalidade, como pode parecer, não deve ser respondido dentro de uma perspectiva de rotina, onde ele aparece raquítico, quase inaudível. É uma aclamação.

A assembleia, na Missa, por meio dessa aclamação, faz seu o discurso orante de seu presidente e se associa a ele sem reservas. Daí fica claro como pronunciar o “Amém” é tão comprometedor como pronunciar a oração que o “Amém” confirma.


Ainda falando da celebração da Eucaristia, o “Amém” conclusivo da Oração Eucarística, na doxologia final, que é a plena glorificação e louvor de Deus, ratifica tudo o que o presidente rezara (Instrução Geral do Missal Romano n. 79, h). É o maior “Amém” da Missa.

Na hora da Comunhão, dizer “Amém” é o mesmo que dizer “Sim, é o Corpo (e o Sangue) de Cristo que vou receber, eu creio!”.


Assim, na próxima vez em que pronunciarmos a palavra “Amém”, procuremos ter presente quanto nos estamos comprometendo com o Senhor ao proferi-la.

Deus abençoe você!


Fonte: Dicionário Bíblico-Teológico, org. Bauer, J. 2.ed. São Paulo: Loyola, 2004, p. 10.

 
 
 

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